sábado, 10 de março de 2007

Salário mínimo nacional é menos de 1/4 do salário previsto pela constituição

A legislação que obriga o pagamento, sob as penas da lei, do Salário Mínimo foi promulgada no dia 1º de maio de 1940, com base nos artigos. 12 da Lei nº. 185, de janeiro de 1936, e 45 do Decreto-lei nº399, de 30/04/1938.
“Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil, capítulo II, Dos Direitos Sociais, artigo 7º, inciso IV, o Salário Mínimo necessário é o salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, reajustado periodicamente de modo a preservar o poder aquisitivo, vedada sua vinculação para qualquer fim”. Foi considerado em cada mês o maior valor da ração essencial das localidades pesquisadas. A família considerada é de dois adultos e duas crianças, sendo que estas consomem o equivalente a um adulto. Ponderando-se o gasto familiar, chegamos ao salário mínimo necessário.
Hoje o governo Lula vergonhosamente apresenta aos trabalhadores o mísero salário de 380,00 reais sendo que o necessário calculado pelo DIESE em novembro de 2006 deveria ser de R$ 1.613,08, ou seja, o governo descaradamente aprova um aumento que eleva o salário a menos de ¼ do que é regulamentado pela lei, além disso veta o aumento aos aposentados com a desculpa de que os cofres públicos não suportariam tal aumento ao mesmo tempo em que rios de dinheiro são desviados em maracutaias proporcionadas pela corja de políticos que aumentam seus próprios salários e em nenhum momento a quebra da economia nacional serviu de empecilho e somente através da pressão da opinião pública houve um recuo, mas mesmo assim deputados e senadores já recebem um salário considerável muito aquém da realidade daqueles que realmente geram a riqueza do país e nada recebem em troca.
Um salário de r$ 380,00 é morte da família brasileira não atendem as necessidades básicas de uma família como: moradia, alimentação, transporte, educação, saúde e lazer. O que sobra aos aposentados que dedicaram sua vida toda ao trabalho e hoje em filas intermináveis morre a espera de atendimento, pela falta de remédios e um tratamento digno.
Somente através da organização livre dos próprios trabalhadores é que poderemos almejar um futuro melhor pois ate mesmo as centrais sindicais em conluio com o governo e seus próprios interesses fragmenta a classe trabalhadora e aceita as migalhas em negociações a portas fechadas traindo a quem realmente deviria servir.
PELA LIVRE ORGANIZAÇÃO SINDICAL DIRIGIDA PELOS TRABALHADORES; PELA ASSEMBLEIA GERAL SEM ATRAVESSADORES NA NEGOCIAÇÃO; POR UM AUMENTO DE SALARIO QUE REALMENTE ATENDA AS NECESSIDADES DA FAMILIA OPERARIA.
LUTEMOS POR NOSSOS DIREITOS E POR NOSSAS VIDAS.

Nenhum comentário: