quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Salve o Cemitério Espanhol 1906/2014

SALVE O CEMITÉRIO ESPANHOL 1906/2014
Estamos recebendo o comunicado final dos generais do golpe contra o cemitério espanhol.
- O primeiro passo foi abandonar o cemitério.
- o segundo passo foi forjar uma assembleia para o Centro Espanhol fazer a doação do cemitério (sem pagar) para a Funerária Angelus.
- o terceiro passo, foi decorrente da resistência dos associados: O Centro Espanhol elegeu um advogado para presidente do centro espanhol (isso causa problema pois os familiares são pobres e muitos estão na Espanha.
- o quarto passo é o de chamar os associados para retirar os restos mortais dos seus parentes (exumação).
Existem mais de 400 pessoas enterradas!
-É um golpe contra a memória do movimento dos trabalhadores do Brasil e da Espanha.
- do Brasil, por ser uma sociedade mutual, inspirada nas ideias de Proudhon, acolhida pelos trabalhadores.
- da Espanha, por abrigar um significativo grupo de exilados combatentes contra o golpe fascista na Espanha.
- E a ação é certeira, pois na Promotoria Pública, a própria juíza declarou que no cemitério só tem gente pobre (sem valor cultural a preservar).
Obs. o Cemitério Espanhol, tem mais de 100 anos, foi construido pela Sociedade Espanhola de Socorros Mútuos de Porto Alegre.
- A Sociedade sofreu uma série de pressões, pelo consulado local, para unificar-se com uma entidade espanhola também de porto alegre, identificada com o campo fascista espanhol A casa de Espanha (o símbolo da falange sempre foi presente na parte exterior do seu prédio).
Depois da "União" ou anexação.
- Distribuição de benesses para alguns;
- Afastar, os que discordavam.
- Administrar sem associados.
- Mesmo assim foram obrigados a forjar uma Assembleia comandada pelos beneficiados, onde não se permitiu eleição da mesa, como dizem os estatutos.
REPUDIAMOS E CONCLAMAMOS PEDINDO APOIO A TODOS POIS ESTA LUTA ENVOLVE MAIS DO QUE INTERESSES ECONÔMICOS, ENVOLVE OS SENTIMENTO DE UM POVO QUE VIRAM SEUS FAMILIARES E BENS DESTRUÍDOS PELA HIDRA FASCISTA, QUE HOJE LEVANTA A CABEÇA PARA APAGAR A MEMÓRIA E ROUBAR A IDENTIDADE MATERIAL: O TUMULO DOS NOSSOS FAMILIARES.

Nenhum comentário: